terça-feira, 18 de julho de 2017

FÓRUM ESTUDANTIL

LEI DA INCLUSÃO: QUAL É A NOSSA REALIDADE







    O grande foco deste trabalho será sobre a EDUCAÇÃO E A ACESSIBILIDADE de pessoas com deficiência.

1º) O trabalho será feito com as normas de um trabalho científico:

                                               - CAPA
                                               - INTRODUÇÃO
                                               - DESENVOLVIMENTO
                                               - CONCLUSÃO
                                               - REFERÊNCIAS

2º) Abra um documento do BrOffice para digitação.


1ª PARTE - LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (LBI)



3º) Leia e copie os capítulos solicitados abaixo da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Defíciência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).


 ===> http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm


TÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS

- Artigo 2º

TÍTULO II
CAPÍTULO IV
DO DIREITO A EDUCAÇÃO
- Artigo 27
- Parágrafo Único
- Artigo 28, incisos I, III, IV, VIII, IX, X, XI, XIII, XV e XVIII
TÍTULO III
DA ACESSIBILIDADE
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
- Artigo 53
4º) Para cada capítulo escreva um parágrafo escrevendo com suas palavras com a interpretação do mesmo.
                 2ª PARTE - O QUE MUDA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
5º) Acessar o site abaixo e elaborar um texto autoral a partir do roteiro abaixo:

===> http://claudia.abril.com.br/noticias/lei-brasileira-da-inclusao-saiba-o-que-muda-para-as-pessoas-com-deficiencias/
- A partir de quando a Lei Brasileira da Inclusão (LBI) passou a vigorar.

- Mudanças em acessibilidade:
    - cinemas e cursos
    - hotéis
    - FGTS
    - Auxílio inclusão

- Mudanças em educação
    - cobranças extras
    - profissional de apoio escolar    
         
          3ª PARTE - DADOS SOBRE A POPULAÇÃO BRASILEIRA COM DEFICIÊNCIA

6º) Acessar o site abaixo e elaborar um texto autoral a partir do roteiro abaixo:
- Qual órgão fez a pesquisa, em que ano e em quantos domicílios.
- Levantar os dados sobre:
        - porcentagem da população brasileira que possui algum tipo de deficiência.
      - porcentagem, idade, tipos de deficiência mais pesquisados, regiões do Brasil que mais apresentam estas deficiências, se essas pessoas frequentam algum tipo de reabilitação e o grau de escolaridade desta população em sua maioria.


                          4ª PARTE - ACESSIBILIDADE NAS RUAS E NAS ESCOLAS

7º) Acessar os sites abaixo e elaborar um texto autoral a partir do roteiro abaixo:

===> https://www.selursocial.org.br/normas.html
===> http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/associacao-brasileira-de-normas-tecnicas

- Normas técnicas de acessibilidade: O que são e quem cria.

8º) Acessar os sites abaixo e elaborar um texto autoral a partir do roteiro abaixo:

http://www.turminha.mpf.mp.br/viva-a-diferenca/acessibilidade/o-que-e-acessibilidade-e-respeito-aos-deficientes-1

- Vias, parques e espaços públicos
- Estacionamentos
- Travessia para deficientes visuais
- Edifícios
- Comunicação, educação e cultura
- Atendimentos prioritário

http://www.efdeportes.com/efd193/acessibilidade-arquitetonica-na-inclusao-escolar.htm

- acessibilidade para deficiência visual
- acessibilidade para deficiência auditiva
- acessibilidade para deficiência física 
- acessibilidade para deficiência visual

https://projetosdearquitetura.blog.br/acessibilidade-nas-escolas/

- O que é acessibilidade
- Acesso
- Sanitários
- Bebedouros
- Sinalização tátil

http://www.crea-sc.org.br/portal/arquivosSGC/File/cartilha-acessibilidade-final-web.pdf


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